Tipos de Acabamentos

Acabamento em superfícies

São responsáveis pela textura final do material, seja Mármore ou Granito, feitos em diferentes processos. Os profissionais da pedra natural têm desenvolvido, ao longo dos tempos, diferentes acabamentos de superfície, com funções distintas como o embelezamento ou a anti-derrapagem, entre outros. Conheça cada um dos acabamentos mais comuns, que aspecto têm e para que servem.

ACABAMENTO APICOADO   APICOADO – Feito a partir de impactos, dá um aspecto poroso e uniforme ás pedras. É indicado somente para granitos com espessura igual ou superior a 2.0cm e para áreas externas devidas á propriedade antiderrapantes.

  JATEADO – É feito a partir de jatos de areia, que dão aspecto opaco às pedras. Usado tanto em mármores e granitos e indicado para áreas externas.          ACABAMENTO JATEADO

 POLIDO – Liso e brilhante, feito a partir de lustração tanto em mármores como granitos. É escorregadio em contato com a água.

BRUTO – Sem nenhum tipo de acabamento, se apresenta com as características naturais. É serrado nas dimensões e espessuras usuais ou sob encomenda.

FLAMEJADO – Feito a base de fogo, dá um aspecto rugoso e ondulado. É indicado somente para granitos com espessura igual ou superior a 2,0 cm. Por isso, é indicado para áreas externas devido à propriedades antiderrapantes.

ACABAMENTO BRUTO

LEVIGADO – Usado tanto em mármores como em granitos, trata-se de um acabamento semi-polido, adequado a áreas internas e externas.

 ACABAMENTO LEVIGADO      ACABAMENTO FLAMEJADO

 Na prática

  • Para escadas internas – o tipo de acabamento mais indicado é o polido, porém serão mais seguras se for feita uma faixa apicoada.
    Para escadas em áreas externas – o acabamento apicoado ou flamejado das peças a tornarão
    mais seguras e antiderrapantes.
    Em bordas de piscinas – prefira acabamentos jateados ou levigados, que não deixam a superfície escorregadia, nem
    machucam no contato.

 

Acabamentos Laterais

São os diversos modelos de acabamentos que são utilizados para trabalhar a borda das pedras, mais utilizados em pias, lavatórios, lavabo, mesas, aparadores, bancadas e etc.